segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Realização Profissional

O que move o Homem em busca da felicidade é a constante existência de um desafio.

Sempre a algo ainda inalcançado, não realizado, incompleto, aguardando o mais capacitado e às vezes até o mais sortudo que vai vencer o desafio e ser o melhor entre os melhores.

As pessoas estudam e se formam em universidades, sabendo que a sua profissão tem um desafio máximo, uma meta até então inalcançável à realizar.

Vou por o exemplo dos matemáticos:

Semana passada comprei um livro que conta como foi que um matemático conseguiu desvendar um mistério em forma de equação que já durava 358 anos sem solução.

O mistério se chamava " O Último Teorema de Fermat", e demorou mais de 3 séculos e meio até que alguém o solucionasse satisfatoriamente.

Procurem aí no Google mais informações sobre o assunto.

Mas eu estou escrevendo esse texto para mostrar que não é somente na matemática que temos grandes desafios. As outras profissões também tem os seus "Santo´s Graal´s".

Na mecânica, temos o "moto-perpétuo" como desafio máximo. Seria um motor que ao ser acionado, produziria o combustível que o faria funcionar indefinidamente, bastando pra isso o primeiro empurrão.

Quem conseguir isso está eternizado.

Na medicina, existem centenas de doenças e males que esperam solução. É só escolher um e passar uns bons anos estudando pra tentar uma cura de AIDS ou câncer, por exemplo.

Na advocacia, já ouvi dizerem que um novo código penal sem brechas seria a realização máxima para a justiça como um todo. Mas acho que na semana seguinte a isso já haveriam pedidos para uma nova reforma...

Os físicos estão atrás da partícula de Bóson de Higgs, que se for encontrada ou visualizada, será a maior descoberta no campo da física de todos os tempos. Espero que o pessoal que trabalha lá no LHC, entre a França e a Suiça, não abra um buraco negro dentro do planeta e sejamos engolidos por ele.
Mais uma vez, Google sobre o assunto ( Bóson de Higgs e LHC).

Em todas as profissões existem esses desafios máximos, que aos poucos vão sendo vencidos, e novos aparecem para preencher o espaço deixado.

Mas tem uma profissão que por mais que se tente, é IMPOSSÍVEL conseguir vencer o desafio final.

A profissão de fotógrafo é a que tem o MAIOR DESAFIO já criado para alguém superar.
Não existe no mundo uma coisa mais difícil de fazer do que isso.
Conseguir provar a existência de Bóson Higgs é praticamente um passeio no parque comendo algodão doce numa tarde de inverno.
Desafio MESMO é com os fotógrafos.

Quero ver qualquer um de vocês leitores não concordar que uma foto do REI ROBERTO CARLOS DE BERMUDA PRETA não é algo inimaginável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário